Quando falamos em software para edição de imagens ou gráficos vetoriais, certamente o primeiro que vem à mente são dois produtos da Adobe, como Photoshop e Illustrator. Ambos são opções profissionais, que não são exatamente baratas, mas possuem alternativas gratuitas que podem ser igualmente válidas para muitos usuários. Estamos falando de programas como o GIMP ou Inkscape que, em muitos casos, podem ser usados para realizar muitas das funções que usamos com o software Adobe.
Tanto o GIMP quanto o Inkscape são duas ferramentas excelentes para substituir programas caros da Adobe. Ambos são software livre e de código aberto, portanto, podemos baixá-los e usá-los sem ter que pagar um euro. Embora possam parecer dois programas semelhantes, a verdade é que se baseiam em uma tecnologia diferente . Portanto, dependendo do nosso uso, devemos escolher uma ou outra opção. Para o ajudar, hoje vamos ver quais são as principais características de cada um destes programas, como se diferenciam e em que situações devemos usar um ou outro.
GIMP, editor de imagens como alternativa ao Photoshop
GIMP (Image Manupulation Program) é um programa que faz parte do projeto GNU e está disponível gratuitamente. É um software de manipulação de imagens digitais em formato de bitmap , com o qual podemos realizar tarefas como retoque de fotos. Da mesma forma, podemos compor e criar imagens em forma de bitmap, tanto desenhos como fotografias, o que significa que tudo é mostrado como pixels em uma grade retangular de pixels. Desta forma, quando uma imagem é ampliada, cada cor incluída nessa imagem corresponde a um pixel.
Tarefas para as quais está focado
É por isso que este poderoso software incorpora ferramentas que são utilizadas em maior medida para retocar e editar imagens, desenhos e formas livres . Também é muito comum seu uso para fazer fotomontagens, recortar, converter para diversos formatos de imagem, entre outras tarefas. Além disso, permite a criação de imagens animadas no formato GIF e imagens animadas no formato MPEG, utilizando o respectivo plugin de animação.
Compatibilidade de formato
Quando se trata de abrir e exportar imagens, o GIMP oferece suporte para uma ampla variedade de arquivos. Isso inclui seu próprio formato de armazenamento de arquivo aberto, denominado XCF. , que se caracteriza por permitir salvar e reabrir a obra que contém as camadas, para que possamos editar e modificar estes documentos quantas vezes forem necessárias. Além disso, inclui suporte para formatos populares como JPEG, PNG, GIF, PCX, TIFF, BMP, PIX e até PSDs do Photoshop.
Inkscape, editor de gráficos vetoriais como alternativa ao Illustrator
Inkscape é um software gratuito e de código aberto com o qual você pode criar e editar gráficos vetoriais escaláveis SVG (Scalable Vector Graphics). Isso significa que os gráficos desenhados neste programa não perdem qualidade quando seu tamanho é modificado. Seja aumentando ou diminuindo ao infinito, a qualidade não varia e, portanto, eles não são pixelados. Observe também que, embora o Inkscape use gráficos SVG, ele também pode importar imagens em formato de bitmap para usar em designs vetoriais. Desta forma, embora não seja um editor de fotos, podemos importar fotos editadas para nossos projetos de design do Inkscape.
Tarefas para as quais está focado
Com este poderoso editor de gráficos vetoriais, podemos criar e projetar objetos, uma vez que possui diferentes ferramentas de desenho. Também podemos manipulá-los (mover, girar ...) e renderizá-los, permitindo a visualização com antialiasing . Outras opções a serem realizadas incluem a possibilidade de realizar trabalhos de preenchimento e borda, bem como operações de desenho por meio de um editor de nós e plotagem de bitmap. Além disso, inclui suporte para texto ou parágrafos simples, bem como qualquer fonte do sistema diferente de bitmap, para que você possa inserir texto por linha e texto em forma.
Compatibilidade de formato
O Inkscape permite a visualização e edição do código-fonte do documento no editor XML. Permite a exportação de arquivos para PNG, DXF, PDF, PostScript, bem como a exportação de documentos de código HTML e arquivos de animação como SIF. Além disso, possui opções de conversão e exportação a partir da linha de comando e a possibilidade de criar e modificar arquivos em formatos vetoriais como SVG e EPS .
GIMP ou Inkscape Quando usar cada aplicativo?
Como pudemos verificar pelas suas características, estamos perante dois softwares com algumas semelhanças, mas são realmente bem diferenciados. É por isso que devemos usar o GIMP quando vamos editar e manipular fotos ou quando vamos desenhar à mão livre. Isso porque cada pixel pode ser manipulado individualmente, o que nos dá maior controle e flexibilidade. Embora também permita pequenas tarefas de design gráfico, como desenhar formas e curvas, ele faz isso com base em pixels, mas obteremos bordas irregulares ou pixeladas quando ampliarmos a imagem. Resumindo, o GIMP é uma ferramenta especialmente projetada para que fotógrafos, ilustradores e designers de jogos. Ele pode ser usado como uma ferramenta alternativa gratuita ao Adobe Photoshop .
Por sua vez, o Inkscape é um programa que usaremos quando formos manipular gráficos vetoriais . Portanto, é ideal para usar ao desenhar curvas, formas e texto, pois produzem linhas nítidas que podem ser redimensionadas e manipuladas sem perder qualidade. Desta forma, seu uso é ideal para a criação de designs de logotipo, gráficos e ilustrações. Acima de tudo, é importante que façamos com o Inkscape qualquer tipo de ilustração em formato ou texto que iremos imprimir ou que necessite estar disponível em uma variedade de tamanhos. Resumindo, o Inkscape deve ser usado por designers gráficos, profissionais de marketingou qualquer usuário que precise criar uma ampla variedade de gráficos, como ilustrações, ícones, logotipos, diagramas, camadas e web design. É uma excelente alternativa gratuita ao Adobe Illustrator .
Download, suporte e compatibilidade
Tanto o GIMP quanto o Inkscape são dois softwares gratuitos e de código aberto que podemos baixar de suas respectivas páginas da web:
- Baixe o GIMP . Disponível para Windows (32 e 64 bits), macOS (10.6 Snow, Leopard e superior) e Linux.
- Baixe o Inkscape . Disponível para Windows (32 e 64 bits), macOS (10.11 - 10.5) e Linux .
Como podemos ver, os dois aplicativos são multiplataforma , portanto, oferecem compatibilidade com Windows, macOS e Linux. A última versão estável do GIMP é a 2.10.12, lançada em junho do ano passado. Por sua vez, o Inkscape recebeu sua última atualização para a versão 1.0.2 no início de 2021 .
0 Comentários