Exercícios de sofrologia podem ser usados para aliviar os assustadores de domingo.
Não há nada como o sentimento de pavor que se insinua em uma noite de domingo, não é? Apesar de suas melhores tentativas de afastar os pensamentos da próxima semana – para “aproveitar ao máximo” seu tempo livre e esquecer o trabalho por mais um pouco – eles de alguma forma encontram uma maneira de entrar.
Estamos falando, é claro, da ansiedade de domingo à noite – ou o 'Sunday Scaries', como muitas vezes é chamado. Uma forma de ansiedade antecipatória (um tipo de ansiedade caracterizada por um sentimento avassalador de pavor sobre algo que está para acontecer) sobre a próxima semana, especialmente em resposta à ideia de voltar ao trabalho, a ansiedade de domingo à noite pode ser realmente perturbadora para aqueles que sofrem com isso.
De fato, esse tipo de ansiedade não apenas atrapalha alguém que aproveita o fim de semana, mas também pode atrapalhar uma boa noite de sono e deixar as pessoas exaustas para a próxima semana. E é mais comum do que você imagina.
“Não querer que o fim de semana acabe ou sentir decepção por não poder mentir no dia seguinte é muito esperado e acontece com todos nós. No entanto, se esses pensamentos começarem a se manifestar em uma preocupação ou mesmo um medo que ocupa seus pensamentos por muito tempo, ou começa a atrapalhar seu dia e humor, você pode estar experimentando o Sunday Scaries ”, explica Dominique Antiglio, sofrologista das clínicas BeSophro e autor de The Life-Changing Power Of Sophrology.
“Para algumas pessoas, pode se tornar crônica o suficiente para passar o dia inteiro carregando a ansiedade, o que tem um impacto negativo em seus níveis de estresse, recuperação física, vida social e saúde mental. ”
Claro, se sua ansiedade de domingo à noite está sendo desencadeada por um ambiente de trabalho tóxico que está pressionando significativamente sua saúde mental , talvez seja hora de considerar uma mudança de emprego ou carreira.
No entanto, se esse não for o caso, ainda há algumas coisas que você pode fazer para gerenciar seus sentimentos e se sentir menos ansioso com a próxima semana. Aqui, Antiglio sugere dois exercícios de sofrologia para ajudá-lo a gerenciar seus sentimentos de ansiedade de domingo à noite aqui e agora.
1. Experimente o exercício de visualização da 'bolha'
“Ao acordar no domingo, uma das coisas mais úteis que você pode fazer para acalmar sua ansiedade é praticar a definição de uma intenção mais positiva e produtiva para o dia. Isso ajuda você a trazer clareza e foco, para que seja menos provável que você permaneça ou se preocupe longamente com a ansiedade. Uma técnica realmente poderosa e comprovada para resolver isso é um exercício de visualização de sofrologia chamado 'Bolha', como segue. ”
• Sentado para frente em uma cadeira, respire com facilidade, feche os olhos e comece a se visualizar sentado em uma bolha.
• Pense em como parece – é grande ou pequeno, perto de você ou muito grande ao seu redor, transparente ou colorido?
• Sintonize o quão calmo você está começando a se sentir e imagine toda a sua ansiedade e estressores do outro lado da bolha – eles não podem tocá-lo e você está protegido. Pense em quão tranquilo e seguro isso faz você se sentir. Sente-se com esse sentimento pelo tempo que precisar e, quando sentir que pode levar esse sentimento consigo para o dia, abra os olhos e continue com o seu dia.
2. Livre-se das emoções negativas com a técnica do 'saco'
“Técnicas que envolvem a mente e o corpo podem ser muito mais eficazes para reprimir a ansiedade, pois você tem dois sistemas poderosos trabalhando em uníssono para um objetivo comum – onde a mente vai, o corpo deve seguir. Experimente uma técnica fortalecedora chamada 'saco' para se livrar das emoções negativas quando elas se instalam durante o dia - isso ajudará a limpar o peso e a tensão associados de forma eficaz, restabelecer seu senso de controle e realmente ajudará a aliviar a carga metafórica. ”
• Com os olhos fechados, fique cerca de um metro e meio em frente a uma parede e imagine que há um alvo nessa parede e nesse alvo há um saco.
• Pense sobre os sentimentos negativos, um por um, que vieram à tona e imagine segurá-los e colocá-los no saco.
• Você pode colocar qualquer sentimento, situação ou conversa neste saco – mas não pessoas reais.
• Estenda sua mão enquanto imagina segurando a bolsa, usando a outra mão para colocá-la 'fisicamente' na bolsa – nomeie cada uma que entrar. Quando terminar, 'feche' a bolsa.
• Agora, assuma uma posição de força e imagine-se esmagando simbolicamente o saco até que os pedaços caiam no chão. Você pode imaginar esmagar os pedaços restantes com os pés até que tudo se desintegre, como todas aquelas associações negativas que você carregava anteriormente.
0 Comentários