“Recebi este email a dizer que tinha sido selecionada para a primeira fase de vacinação, mas achei estranho vir por cloud transfer e ter ficheiros zipados para abrir. Tenho medo que seja alguma fraude e coloquei a mensagem no spam. Alguém me sabe dizer se é alguma maneira de fraude/burla”, pode ler-se numa das publicações partilhadas.
Na mensagem enviada à utilizadora é possível ler-se o seguinte: “Vimos pela presente informar que o Serviço Nacional de Saúde selecionou-lhe [sic] para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 – primeira fase. Seguem em anexo todos os dados e informações necessárias seguindo o calendário de distribuição das vacinas. Seu número de adesão: V7RS6. A vacina não dispensa medidas de proteção da Covid-19”.
Será a mensagem autêntica?
Não. O Serviço Nacional de Saúde já desmentiu a autenticidade da mensagem na página oficial do organismo no Facebook, informando que se trata de "uma mensagem fraudulenta em nome do SNS" e que quem receber a missiva a deve ignorar.
A SMS será a modalidade preferencial de agendamento da vacinação e será feita a partir do número 2424. Caso não seja possível o envio da mensagem escrita para o telemóvel, o contacto será realizado por telefone ou por carta. Caso o utente não seja seguido no SNS, ou se trate de um profissional de saúde em prática isolada que não esteja inscrito numa ordem profissional, a inscrição para a vacina deverá ser feita aqui.
Neste momento decorre a primeira fase de vacinação, que inclui os profissionais de saúde, de forças armadas, de segurança e serviços críticos, profissionais e residentes de lares e instituições similares. As pessoas com 50 ou mais anos e com doenças cardíacas, coronárias, insuficiência renal ou doenças respiratórias também serão vacinadas agora. Até à data, foram já administradas 364.211 vacinas (279.236 da primeira dose e 84.975 da segunda).
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
0 Comentários