Ticker

6/recent/ticker-posts

Energias para a Semana 2-9/04/2023: O EREMITA IX E O SOL XIX, com O MUNDO / UNIVERSO XXI

 

Ideias-chave: auto-análise com auto-estima, em tempo de transição; centramento, foco e expansão; conheço-me e dou-me a conhecer, avanço na vida.

Continua o Eremita a guiar-me numa busca interior de entendimento e sentido, mas cada vez mais a orientar-me para fora de mim, para a expansão pessoal. À luz clara do Sol benfazejo, sinto-me forte e posso dar-me a conhecer, sem receios nem reservas. Como pano de fundo temos a energia do Mundo, sinal de fim de etapa, de mudança de página na minha vida.

A primeira influência, dupla, como nos é aqui apresentada, exige uma espécie de movimento pendular, pois não há Arcano Maior mais auto-centrado do que o 9, sobretudo quando o comparamos com a força extrovertida deste Arcano 19, que se mostra aos outros e com eles interage, dando de si, para se realizar. Enquanto que a missão do Eremita é de busca introspectiva, solitária e paciente, a do Sol é a de se engrandecer na magnanimidade; estar simultaneamente sob estas duas inspirações não será fácil de compatibilizar, pedindo talvez uma certa forma de alternância. Estarei às vezes mais focado em mim, no que me motiva e me inquieta, outras em projectar-me para fora, mostrando-me como sou. O primeiro processo parece ser nocturno, o segundo claramente diurno: noite e dia, sombra e luz, é a forma simplista de o caracterizar.

Como coabitam estes dois Arcanos, na exigência dos dias? O Eremita transita da semana passada, em que nos influenciou na companhia do Carro; o Sol vem agora dar-nos a auto-confiança que ainda faltava e abrir-nos ao mundo e aos outros.

Quanto ao Mundo, a energia do Universo, este paira sobre ambos, como sinal dos tempos, anunciando uma transição de ciclo que convida a pôr em perspectiva o que temos pela frente, à luz do que nos aconteceu atrás. Saber fazer a síntese final do processo que nos trouxe até aqui é o trabalho do Arcano Maior 21. Tanto quanto o Eremita é detalhado e analítico, o Mundo é abrangente e sintético, enquanto o Sol dá a confiança que permite passar da análise à síntese, para quem for capaz.

Então é assim: do meu ponto de vista privilegiado, posso agora olhar para dentro, para fora, para trás e para a frente. Assim eu esteja à altura de enfrentar os desafios com a força que estas energias me trazem.

Imagem : Tarot de Visconti Sforza, séc. XV

Enviar um comentário

0 Comentários