Ticker

6/recent/ticker-posts

Desative esta função controversa do seu disco rígido com este comando

 TRIM ssd

Com a chegada dos SSDs, novas tecnologias foram introduzidas no mercado para tirar o máximo proveito dessas unidades de armazenamento e aproveitar as maiores velocidades de transferência de dados que elas oferecem. Mas, além disso, também nasceram novos métodos para realizar a gestão de dados de forma mais eficiente, sendo o TRIM um exemplo claro.

Em poucas palavras, poderíamos definir o TRIM como a tecnologia que permite ao SSD gerenciar com mais eficiência o espaço ocupado pelos dados. Se você começou a pentear cabelos grisalhos ou ainda usa um computador que usa um disco rígido mecânico, sabe que é necessário desfragmentar regularmente o disco rígido para que o sistema coloque todos os dados armazenados em seu lugar e de maneira ordenada .

Dessa forma, quando precisamos abrir um arquivo ou buscar informações, o tempo necessário para acessá-lo é reduzido, pois todos os dados físicos correspondentes armazenados estão em um só lugar e não estão espalhados no disco rígido.

Para que serve o TRIM?

O objetivo dessa tecnologia é melhorar o desempenho de gravação em unidades SSD. O TRIM informa à unidade de armazenamento quais arquivos ela parou de usar para que ela os esqueça e não perca tempo copiando-os para novos locais quando precisar liberar espaço. Isso melhora o desempenho de gravação evitando operações de gravação internas que não são necessárias.

O uso ou não de TRIM em uma unidade de estado sólido não afeta sua durabilidade. A maioria dos fabricantes de SSDs inclui sistemas de análise de desgaste da unidade para que, antes que eles parem completamente de funcionar, eles permitam que o usuário procure uma substituição a tempo.

Em unidades de armazenamento SSD, uma vez que um setor é gravado, ele não pode ser reescrito até completar um ciclo de apagamento , um ciclo de apagamento que é muito mais lento que os processos de gravação. Dessa forma, se modificarmos uma parte do arquivo, os novos dados devem ser gravados em um bloco recém-excluído.

A tecnologia TRIM é um mecanismo que informa à unidade quais setores podem ser apagados com segurança, fazendo esse processo em segundo plano em vez de fazê-lo quando queremos gravar novos dados na unidade.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem que esta tecnologia nos oferece está no aumento do desempenho dos discos rígidos sólidos (SSD). Embora o Windows ative essa tecnologia em unidades SSD de forma nativa e sem que o usuário precise fazer nada, devemos analisar periodicamente o computador para otimizar seu funcionamento, se tivermos programado o funcionamento dessa função.

Se você pensar com cuidado, a tecnologia TRIM não tem nenhuma desvantagem além daquela relacionada ao desempenho dos SSDs. Se desativá-lo, o desempenho de nossa unidade será consideravelmente reduzido.

Diferentemente dos discos rígidos mecânicos tradicionais, em que um cabeçote acessa as informações armazenadas em um disco, os SSDs nada mais são do que chips de memória, chips que, com o tempo, se desgastam e perdem velocidade tanto na leitura quanto na escrita.

Desabilitar TRIM de um SSD no Windows

A primeira coisa que devemos esclarecer se queremos desativar o TRIM em um SSD é que as informações armazenadas nele serão irrecuperáveis ​​se a unidade parar de funcionar. Devido à maneira como essa tecnologia funciona, não poderemos recuperar os dados , mesmo usando um software de recuperação profissional.

Considerando que a maioria dos usuários usa uma plataforma de armazenamento em nuvem para sincronizar dados importantes de seu computador, desligar o TRIM em um SSD não deve ser um problema se a unidade de armazenamento parar de funcionar. Teremos apenas que nos preocupar em comprar e substituir o SSD para poder continuar trabalhando.

Como mencionei acima, o Windows ativa nativamente o TRIM em todas as unidades SSD que um computador tem acessível. Antes de desativá-lo, devemos verificar seu status usando o CMD com permissões de administrador com o seguinte comando:

fsutil behavior query disabledeletenotify

Se os valores NTFS NTFS DisableDeleteNotify e
ReFS DisableDeleteNotify mostrarem o valor 0, então o TRIM está habilitado . Se quisermos desativar o TRIM, devemos usar o comando que mostro abaixo:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 1

Por fim, devemos fechar a janela do CMD com o comando exit e reiniciar o computador.

Enviar um comentário

0 Comentários