As macros do Word e do Excel foram, são e serão uma das formas mais utilizadas para distribuir malware pela Internet. Uma macro é uma pequena série de instruções projetadas para permitir que os usuários automatizem certas tarefas repetitivas, mas devido às suas capacidades, ela tem sido usada mais para distribuir malware ou tirar proveito de explorações do que foi originalmente projetada. A Microsoft disse que no início deste ano, o recurso seria bloqueado por padrão para todos os usuários. No entanto, parece que finalmente não será assim.
A Microsoft está totalmente ciente de que os hackers usam programas do Office para distribuir malware. E é que existem grandes softwares maliciosos, como Emotet , TrickBot , Qbot ou Dridex, para citar alguns, que aproveitam essa função para se distribuir e infectar os usuários. Portanto, para eliminar essa ameaça, a empresa começou a bloquear automaticamente as macros em abril deste ano, especificamente na versão 2203 do Office. Mas essa mudança não caiu bem com a comunidade. E, embora estivesse programado para chegar a todos os usuários em junho, a Microsoft adiou essa função até setembro deste ano, esperando para ver o que fazer com ela.
Embora as macros não sejam executadas automaticamente ao abrir um documento, os usuários podem ver um prompt de segurança na parte superior que permite que eles executem os scripts manualmente se estiverem incluídos no documento. E muitos hackers enganaram os usuários para clicar no botão. A nova mudança que a Microsoft propôs é que, quando chega um documento com macros, de origem desconhecida, ele é bloqueado permanentemente, e os usuários não podem executá-lo com um simples clique. Embora pudessem fazê-lo através de algumas configurações avançadas.
Infelizmente, nunca chove ao gosto de todos. E, devido a alguns tolos, os usuários do Office estão mais uma vez à mercê de hackers e vírus perigosos como os já mencionados.
Adeus a uma grande melhoria do Office
Os usuários do Office notaram, nesta quarta-feira, que o novo aviso de segurança para Word, Excel e outros programas da suíte com macros desapareceu, voltando a mostrar os ícones clássicos para permitir a execução de macros dentro dos documentos.
A Microsoft confirmou que isso é uma regressão com base nos comentários dos usuários , que não gostaram dessa melhoria de segurança. Agora, a empresa está trabalhando novamente em uma nova melhoria de segurança que permite que os usuários sejam protegidos sem incomodar aqueles que usam macros com frequência. Uma tarefa complicada, e que levará algum tempo, mas, esperamos, finalmente chegará.
Até lá, temos que continuar a ser extremamente cuidadosos ao abrir documentos do Word, Excel ou qualquer outro programa. Temos que abrir apenas documentos que sejam totalmente confiáveis e evitar executar qualquer um que chegue até nós pela Internet, especialmente se não esperávamos. Se você fizer isso, seu PC estará à mercê de hackers. Claro, desta vez será culpa dos usuários que fizeram barulho para eliminar essa medida de segurança, não da Microsoft.
0 Comentários