O ano de 2021 está quase a acabar, o mesmo não se passa com a pandemia por COVID-19. A vacinação tem sido fundamental para a redução de mortos e internamentos, apesar do número de novos casos continuarem a aumentar (tendo ontem Portugal alcançado mais um recorde).
Desde as 00:00 de hoje entraram em vigor algumas restrições. Saiba o que deve e pode fazer.
COVID-19: variante Ómicron do SARS-CoV-2 é dominante em Portugal
As restrições para conter a pandemia de COVID-19 no período de Ano Novo entraram às 00:00 de hoje em vigor e vão manter-se até sábado, devido ao agravamento da situação epidemiológica e recente aumento de casos.
Assim, hoje e até ao final do dia de sábado será obrigatória a apresentação de um teste negativo para entrar em restaurantes, casinos e festas de passagem de ano.
Na via pública estão proibidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas, bem como o consumo de bebidas alcoólicas.
O reforço das restrições durante a época festiva surge em resposta ao agravamento da situação epidemiológica devido à nova variante Ómicron do SARS-CoV-2, que já é dominante em Portugal, e numa altura em que o país regista novos máximos de infeções diárias (26.867 casos na quarta-feira) e um aumento exponencial da incidência e do índice de transmissibilidade.
O Governo recomenda ainda a realização de testes de diagnóstico, evitar encontros com muita gente em espaços fechados, pequenos e pouco arejados e evitar estar muito tempo sem máscara.
Portugal Continental está em situação de calamidade desde 01 de dezembro devido ao aumento do número de casos. A COVID-19 já provocou mais de 5,41 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.921 pessoas e foram contabilizados 1.330.158 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
0 Comentários