Ticker

6/recent/ticker-posts

Talibã pronto para encerrar o dia

 


Eles tiveram o suficiente

Depois de quase 27 anos de luta amarga contra as forças opostas no Afeganistão, os líderes do Talibã disseram que estão prontos para encerrar o dia, jogar a toalha e retornar às suas vidas anteriores como pastores, ou o que seja.

O Taleban - às vezes chamado de Taleban - tem causado estragos em todo o país desde sua fundação no Paquistão em 1994, em suas planícies poeirentas e em suas montanhas cênicas, tudo com poucos resultados.

Seus soldados desleixados, vestidos em trapos imundos, com pés calçados de chinelo com cheiro pútrido e, muitas vezes, sem calcinha, passam a vida dando tiros de franco-atiradores em pequenos grupos de pessoal das Forças Aliadas.

Tendo realmente governado o Afeganistão de 1996 a 2001, o Emirado Islâmico do Afeganistão (AIE), como se autodenomina, foi classificado como uma insurgência desde 2002.

Seu atual líder, Mawlawi Hibatullah Akhundzada, está se preparando para encerrar as operações em favor de um estilo de vida mais relaxante. Ele disse:

"Bem, é verdade, sabe? Você faz alguma coisa por um tempo e depois perde o interesse, não é? Quer dizer, atirar sem rumo para o céu, ou mesmo em patrulhas isoladas, fica um pouco cansativo depois de um enquanto, e eu, pessoalmente, estamos procurando uma nova direção em minha vida. "

Seus soldados sentiram o mesmo. Um disse:

"Eu coloquei centenas de bombas na estrada, mas isso paga as contas? Estou na casa dos trinta - eu acho - e não tenho esposa, filhos, amigos ou roupa íntima. Que tipo de vida é essa?"

Outro lamentou:

"É muito bom ter uma ideologia religiosa marginal, mas aonde isso nos levou? Vivemos em cavernas, debaixo de árvores ou em arbustos - isso causa estragos nas minhas costas."

Outros alegaram estar entediados com seu estilo de vida semi-nômade e disseram que não entendiam a necessidade de uma luta religiosa sem fim em áreas remotas, o que geralmente significava que eles não podiam obter uma conexão confiável com a internet.

Enviar um comentário

0 Comentários