Hoje, a maioria dos usuários não seria capaz de navegar sem guias, como no passado. E é que quando abrimos o navegador fica muito difícil visitar apenas uma página da web, mas o mais normal é abrir várias, e ir navegando pelos links abrindo cada uma em uma nova aba . Os navegadores são projetados precisamente para serem capazes de navegar assim. No entanto, quando o número de guias que abrimos dispara, a navegação pode se tornar bastante complicada. E é isso que o Chrome quer evitar com essas notícias.
O Google Chrome é o navegador da web mais usado no mundo. Milhões de usuários contam com sua segurança, usabilidade e desempenho todos os dias para navegar na web. Este navegador, é claro, possui a tecnologia mais recente e a maioria das funções que qualquer usuário pode precisar. No entanto, vendo como seus rivais (como Edge com suas guias verticais ou Vivaldi com suas duas camadas de guias) estão procurando uma maneira de mudar a forma de navegação com guias , o Chrome também deve encontrar uma maneira de, ou então revolucionar a navegação ., ou pelo menos torná-lo o mais confortável possível.
Por este motivo, a versão 90 do Chrome Canary (versão em desenvolvimento) traz mudanças interessantes nas abas que nos ajudarão, acima de tudo, a navegar em várias abas ao mesmo tempo.
Novas opções para usar várias guias ao mesmo tempo com o Chrome
No momento, quando abrimos muitas guias , elas ficam cada vez menores na barra de guias. E quando esta barra está muito cheia, uma rolagem horizontal é habilitada que nos permite mover por eles.
Os usuários que usam a versão Canary do navegador agora podem ativar a rolagem, desde que tenham muitas guias abertas ao mesmo tempo. E este scroll pode ter, por sua vez, 4 comportamentos diferentes , que podem ser ativados ou desativados por meio de um flag, que irá alterar a largura das abas do navegador quando houver muitas abertas:
- Use o mesmo tamanho das guias definidas para todos eles.
- Tamanho médio para todos os cílios.
- Tamanho grande para todos os cílios.
- Nunca redimensione a largura das guias.
Desta forma, o Google irá garantir que os usuários que não costumam acumular muitas abas continuem navegando como de costume, enquanto aqueles que acumulam dezenas de abas poderão escolher a opção que melhor se adapte à sua forma de navegar. Se quisermos que as abas tenham a largura normal, podemos navegar sem problemas, enquanto se preferirmos ver apenas o favicon , também podemos fazê-lo.
Ative este novo recurso
Não sabemos como o Google pretende implementar esse recurso no navegador. Embora agora esteja dentro de uma bandeira (função experimental do Chrome), é provável que mais tarde possamos alterar a configuração nas opções do navegador ou no menu de contexto das guias.
Por enquanto, se quisermos testar esses modos para ver qual é o mais adequado para nós, a primeira coisa que teremos que fazer é baixar e instalar a versão Canary do Chrome . Uma vez instalado, abriremos os sinalizadores do navegador e procuraremos um chamado « Rolagem de guias «. Dentro dele teremos os 4 modos que mencionamos acima, e podemos escolher o que quisermos.
Reiniciamos o navegador e pronto. Quando abrimos muitas guias ao mesmo tempo, podemos ver o comportamento da opção que escolhemos.
0 Comentários