Ticker

6/recent/ticker-posts

Nem todo software é bom - esses são os programas mais odiados

 Bravo

Na maioria das vezes, quando procuramos se um programa é bom ou não, tendemos a olhar principalmente para as críticas positivas. E isso faz parecer que todos os programas que podemos encontrar na Internet são bons. Longe da realidade, a história mostra-nos que existem programas que, apesar de muito populares, foram os piores que conseguimos instalar no nosso computador. Mesmo hoje, vários deles ainda existem. Você já usou, ou usa, algum deles?

Internet Explorer, o navegador antigo que ainda está em nosso PC

Hoje, o navegador da web mais usado é o Google Chrome, seguido pelo Edge e Firefox. No entanto, houve uma época em que o Internet Explorer era o navegador mais usado. Ele foi o mais rápido? Não. Foi o mais confortável? Nem. Ele tinha cílios? Até suas últimas versões, não. O mais seguro? O oposto. E o mais compatível? Menos. Então porque? Simplesmente porque o usuário segue os costumes.

Hoje, o Internet Explorer não funciona mais com muitos sites, e outros redirecionam o usuário para navegadores mais recentes, como os que mencionamos. Este ano o IE está programado para desaparecer. Mas sempre viverá em nossas memórias.

Windows 98 Internet Explorer

QuickTime, o player inútil da Apple

O QuickTime se tornou muito popular quando o conteúdo começou a ser distribuído pela Internet usando codecs da Apple. Este foi um dos poucos (senão o único) que conseguiu decodificar esses formatos. Era um programa que reproduzia bem os arquivos da Apple, mas depois travava em vídeos e músicas padrão. Um software muito simples e, ao mesmo tempo, complicado e feio.

No macOS, o player funciona bem. Os problemas se concentram principalmente no Windows.

Norton Antivirus, o pior bloatware que o PC traz

O Norton Antivirus foi (e ainda é) um pesadelo para os usuários. Este programa é geralmente um daqueles que são instalados por padrão quando compramos um novo PC (como parte do bloatware) e nos oferece alguns dias de teste e depois pagamos pela licença. Encontramos os problemas ao desinstalar o antivírus Norton , e este antivírus não facilita em nada. Às vezes, o PC pode até parar de funcionar e nos obriga a restaurá-lo para as configurações de fábrica (reinstalar no computador).

Desde o advento do Norton 360, este software não é mais tão agressivo. Mas mesmo assim ele continua (junto com a McAfee) um dos mais odiados.

Windows ME, que necessidade havia?

Nem tudo são programas. A Microsoft também bagunçou mais de uma vez seus sistemas operacionais. Embora nunca tenha feito nada tão ruim quanto o que fez com o Windows ME . Foi o sucessor do Windows 98 SE e o predecessor do Windows XP, mas não teve nada a ver com o prestígio de ambos os sistemas operacionais. Um sistema operacional feio, mal feito e cheio de bugs que felizmente teve uma vida muito curta.

BSOD do Windows ME

As pessoas também falam sobre o Windows Vista. No entanto, se você soubesse como usá-lo, eles não eram um sistema operacional tão ruim. E uma prova disso é que o Kernel, e a maior parte do código, é o que foi usado no Windows 7. E ainda hoje é usado no Windows 10.

Microsoft Security Essentials, mais vírus do que antivírus

O Windows Defender é, hoje, o melhor antivírus gratuito que podemos instalar no PC. Mas não é o primeiro software de segurança desenvolvido pela Microsoft. O Microsoft Security Essentials foi um antivírus que começou a dar seus primeiros passos na era do Windows XP. Claro, a pior coisa que poderíamos instalar e usar no PC. Até o Windows 7, este era o pior antivírus existente, em desempenho, segurança e confiabilidade.

Felizmente, as coisas mudam.

Ask e outras barras do navegador

Hoje em dia é raro encontrá-lo, mas você se lembra das barras do navegador? Muitos programas, empresas e mecanismos de busca instalaram essas barras em nosso navegador para nos "ajudar" a navegar com mais facilidade e rapidez. Se pensarmos sobre isso com frieza, eles foram um impressionante add-on de track and trace. Instalar uma barra, como a do Google, não doeu. Mas, se não tivéssemos cuidado, seria fácil acabar com 15 ou 20 barras ancoradas no navegador .

Ask Toolbar

Flash Player, crônica de uma morte anunciada

Adobe Flash Player foi um dos plugins mais importantes da história da Internet. Se as teias são como as conhecemos agora, elas são, em parte, graças a ele. Isso permitia inserir conteúdo dinâmico, animações, sons ou vídeos nas páginas quando o HTML não permitia por conta própria. No entanto, os padrões mudam e, quando algo parece uma peneira, vulnerabilidades começam a ser descobertas.

O Flash deixou de ser um plug-in vital para algo que precisava ser desinstalado o mais rápido possível. Felizmente, desde janeiro de 2021, o Flash não é mais compatível . O plug-in está morto e com ele ganhamos em segurança e desempenho.

iTunes, um «tudo e nada» para Windows

A Apple e o Windows nunca se deram bem. Assim como acontece com o QuickTime, o iTunes no Windows sempre foi um dos piores programas que poderíamos instalar. No entanto, se tivéssemos um iPhone ou um iPad, não teríamos escolha. Este programa é muito pesado e ativa um grande número de processos e serviços que estão sendo executados o tempo todo no PC.

A chegada da versão UWP deste programa suavizou um pouco as coisas. Mas ainda é um software muito pesado e se pudermos evitá-lo, é melhor fazê-lo.

Enviar um comentário

0 Comentários