Quando se achava que o mundo já tinha visto de tudo, eis que surge agora a app iConsent. Acompanhando a nova legislação dinamarquesa, que considera o sexo sem consentimento explícito crime, esta app permite dar consentimento a relações sexuais por 24 horas.
A discussão em torno desta app está a ganhar força e há quem a considere potencialmente perigosa.
iConsent dá também conselhos de saúde sexual
Chama-se iConsent e é a nova app que está a dar que falar. O objetivo é consentir o sexo sem consentimento explícito, uma vez que na Dinamarca a lei mudou. A partir de 1 de janeiro de 2021, passou a ser crime o sexo sem consentimento explícito naquele país.
A app dá consentimento a relações sexuais por 24 horas e documenta esse estado, mas o utilizador pode remover tal estado a qualquer momento.
Pelo país e pelo mundo, as reações a esta app não são propriamente as melhores. Há quem considere que assim o sexo se torna pouco sexy e o projeto dinamarquês Everyday Sexism Project refere, nas redes sociais, que esta app “Dá a sensação que protege, mas o que acontece se te arrependes e não consegues chegar ao telefone para retirar o consentimento? (…) O consentimento para o sexo nunca pode ser válido por 24 horas, só é válido agora e aqui. O consentimento para o sexo não é um contrato ou acordo vinculativo que dura muito tempo”.
Além da função de consentimento, a app disponibiliza conselhos de saúde sexual e também links para grupos de apoio à vítima.
0 Comentários