Durante muitos anos, utilizamos o nosso equipamento informático para realizar todo o tipo de tarefas de escritório. Para tudo isso, podemos usar uma infinidade de programas e tipos específicos de arquivos, como DOCX, XLSX ou o popular PDF.
Desta forma, temos a oportunidade de criar todos os tipos de documentos de texto, planilhas cheias de dados numéricos, apresentações multimídia, etc. Mas não é só isso que diz respeito a este tipo de documento em particular, pois podemos dar um passo adiante. Isso é algo que, ao longo do tempo, alcançamos em grande parte graças aos programas e equipamentos que temos atualmente. Este é um conjunto que não para de evoluir e melhorar, podendo assim aceder a uma maior quantidade de conteúdos.
Dizemos isso porque os documentos que podemos fazer nestes tempos já são muito mais complexos e completos do que no passado. Apenas alguns anos atrás, eles eram basicamente limitados ao uso de textos e números , mas hoje vão muito mais longe. Na verdade, como muitos de vocês já sabem em primeira mão, no momento podemos usar muito mais elementos do que até há relativamente pouco tempo. Hoje podemos adicionar fotos, diagramas, assinaturas digitais, vídeos, gráficos, botões, etc. a esses documentos.
Utilidade e vantagens dos arquivos em formato PDF
Não há dúvida de que a versatilidade e utilidade que alcançamos com tudo isso abre um amplo leque de possibilidades. E claro, como poderia ser de outra forma, por tudo isso também temos a possibilidade de usar uma infinidade de programas. Entre estes encontramos alguns dos mais utilizados no mundo, como os que fazem parte das suites Office ou LibreOffice .
Mas, ao longo dessas linhas, queremos nos concentrar em um tipo de arquivo muito específico que com o tempo não parou de crescer e melhorar em uso. Aqui, vamos nos concentrar em trabalhar com arquivos no formato PDF . Este é um formato originalmente propriedade de uma empresa da importância da Adobe, que com o passar do tempo se tornou comum para a maioria. Este se concentra no trabalho em programas de escritório , dos quais podemos encontrar uma grande variedade.
Nestes podemos encontrar um grande número de elementos adicionais que estão perfeitamente integrados no documento como tal. Nos referimos a muitos dos objetos que discutimos antes e que servem para obter documentos muito mais completos e úteis. Na verdade, podemos dizer que esses arquivos PDF são cada vez mais comuns como um formato de escritório em nosso PC. Além disso, uma de suas principais características é que editá-lo não é uma tarefa fácil.
É verdade que existem programas específicos para isso, mas modificar um arquivo desse tipo não é tão simples como um DOCX , por exemplo. Considerando que este formato foi desenvolvido pela Adobe em 1993 e lançado como padrão em 2008, eles já acumularam muita experiência. Portanto, eles são usados em documentos oficiais , faturas, para arquivar por longos períodos de tempo, etc.
Utilidade de assinaturas digitais em PDFs
Especificamente neste caso, vamos nos concentrar na possibilidade de adicionar uma assinatura digital a esses documentos em formato PDF. Isso é algo que pode ser muito útil em um grande número de ambientes e áreas de uso. Com essas assinaturas digitais podemos converter um PDF em documento oficial, solicitar as assinaturas de um grupo de trabalho, na área educacional, para o armazenamento desses arquivos para a posteridade, etc.
Portanto, o real significado desta assinatura digital que acrescentamos, seria o mesmo de quando assinamos um papel, como fazemos há anos. Porém, neste caso é feito de forma mais digital e atual, o que está cada vez mais difundido em todo o mundo. Portanto, a seguir falaremos sobre como conseguir isso que discutimos com Adobe Acrobat Reader.
Como adicionar uma assinatura digital a um PDF com Acrobat Reader
Como já dissemos, existem muitos aplicativos que podemos usar agora para trabalhar com PDF. Mas um dos originais e que está conosco há mais tempo é o dono da Adobe. Estamos nos referindo especificamente ao Adobe Acrobat Reader. Esta é uma das soluções mais completas que podemos encontrar neste mesmo sentido e que é mais utilizada no setor. Na verdade, coloca à nossa disposição uma boa quantidade de funções e ferramentas para trabalhar com esses PDFs . Para vê-los, basta acessar a guia Ferramentas .
Mas aqui o que realmente nos interessa e no que queremos nos concentrar é um tipo específico de uso que é usado cada vez mais com o tempo. Muitas vezes são usados para oficializar um documento, algo para o qual os PDFs são perfeitos graças às suas propriedades .
Como fazer o upload do documento para assinar o Adobe Acrobat
Pois bem, para isso que vos falamos, a primeira coisa que devemos fazer é carregar o documento em questão que pretendemos tratar, no programa Adobe . Para fazer isso, o executamos como qualquer outro programa para que apareça na tela. Uma vez aqui, vamos ao menu Iniciar da interface principal e optamos pela opção Abrir.
Então, podemos percorrer nossas unidades de disco em busca do PDF como tal e carregá-lo no programa. Assim que estivermos na tela, vamos passar ao que realmente nos interessa aqui, assiná-lo. Digamos que este documento esteja localizado em uma guia na parte superior da interface do programa.
Assinar documentos PDF no Acrobat
Para fazer isso que estamos comentando, retornamos à guia Ferramentas que mencionamos anteriormente. Portanto, temos que localizar a funcionalidade chamada Fill and Sign .
Nesse momento, aparecerá outra janela na tela onde escolheremos a ação que queremos realizar neste caso. E é que, neste ponto, devemos ter claro que, assim como podemos assinar nosso próprio PDF, podemos solicitar que outros o assinem de qualquer maneira. Portanto, aqui não temos mais que selecionar a opção que mais nos interessa em cada caso.
No primeiro dos casos, se somos nós que nos preparamos para assinar o documento carregado, optamos pela primeira opção, Você. Nesse momento, o documento PDF aparecerá novamente na tela com um novo botão denominado Assinar.
Portanto, basta clicar nele para que tenhamos a opção de adicionar a assinatura completa ou apenas as iniciais. Por outro lado, caso optemos pela segunda opção, veremos que agora temos a possibilidade de enviar este pedido por email . Aqui teremos apenas que adicionar os endereços dos destinatários com os quais queremos assinar este documento, bem como um texto personalizado.
0 Comentários